Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Páginas

+Parábola Olhando para mim mesmo

Há muito tempo, um mestre vivia junto com um grande número de discípulos em um templo arruinado. Os discípulos sobreviviam de esmolas e doações, conseguidas numa cidade próxima. Logo muitos deles começaram a reclamar sobre as péssimas condições em que viviam. Em resposta, o velho mestre disse um dia:

-Nós devemos reformar as paredes do templo. Desde que somente ocupamos o nosso tempo estudando e meditando, não há tempo para trabalhar e arrecadar o dinheiro de que precisamos. Assim, eu pensei numa solução simples.

Todos os estudantes se reuniram diante do mestre, ansiosos para ouvir suas palavras. O mestre disse:

-Cada um de vocês deve ir à cidade e roubar bens que poderão ser vendidos para a arrecadação do dinheiro. Dessa forma, seremos capazes de fazer uma boa reforma em nosso templo.

Os estudantes ficaram espantados por esse tipo de sugestão vir do sábio mestre. Como todos tinham o maior respeito por ele, não fizeram nenhum protesto .O mestre disse logo a seguir, de modo bastante severo:

-No sentido de não manchar a nossa excelente reputação por estarmos cometendo atos ilegais e imorais, solicito que cometam o roubo somente quando ninguém estiver olhando. Eu não quero que ninguém seja pego.

Quando o mestre se afastou, os estudantes discutiram o plano entre eles.

-É errado roubar-disse um deles .
-Por que nosso mestre nos solicitou cometermos esse ato? 

Outro respondeu em seguida:

-Isso permitirá que possamos reformar o nosso templo, e essa é uma boa causa.

Assim, todos concordaram que o mestre era sábio e justo e deveria ter uma razão para fazer tal tipo de requisito. Logo, partiram em direção à cidade, prometendo que não seriam pegos ,para não causarem a desgraça para o templo.

-Sejamos cuidadosos e não deixemos que ninguém nos veja roubando- incentivavam uns aos outros..

Todos os estudantes, com exceção de um, foram para a cidade. O sábio mestre se aproximou dele e perguntou-lhe:

-Por que você ficou para trás?

O garoto respondeu:

-Eu não posso seguir suas instruções para roubar onde ninguém esteja me vendo. não importa onde eu vá; sempre estarei olhando para mim mesmo. Meus próprios olhos irão me ver roubando.

O sábio mestre abraçou o garoto com um sorriso de alegria e disse:

-Eu somente estava testando a integridade dos meus estudantes e você é o único que passou no teste!

Após muitos anos, o garoto se tonou um grande mestre.

Reflita:

Essa parábola nos ensina que por mais que ninguém esteja olhando para a gente, nós estamos olhando para nos mesmos, sempre, por isso pense bem antes de fazer algo. Olhe no espelho e pergunte quem é você.