Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Páginas

*Parábola : O galo velho foi mais inteligente

O fazendeiro resolve trocar o seu velho galo por outro que desse conta das galinhas.

Ao chegar o novo galo, e percebendo que perderia suas funções, o velho galo foi conversar com o seu substituto:

– Olha, eu sei que já estou velho e é por isso que meu dono o trouxe aqui. Mas será que você poderia deixar pelo menos duas galinhas para mim?


Com voz grossa respondeu

– Que é isso, velhote? Vou ficar com todas, meu chapa!

– Mas só duas... - ainda insistiu o galo.

– Não! Já lhe disse! São todas minhas!

– Então, vamos fazer o seguinte - propõe o galo velho. – Apostamos uma corrida em volta do galinheiro. Se eu ganhar, fico com pelo menos duas galinhas. Se eu perder, são todas suas.

O galo jovem mede o galo velho, de cima a baixo, ainda com sua voz postada,e pensa consigo que certamente ele não será capaz de vencê-lo e responde "desdenhando" o galo velho:

– Tudo bem, velhote, eu aceito.

– E olhe, já que realmente minhas chances são poucas, deixe-me ficar vinte passos à frente. Pode ser? - pediu o velho galo.

O mais jovem pensou por uns instantes e aceitou as condições.


Mas a intenção do galo velho não era a disputa física e sim outra.

Iniciada a corrida, o galo jovem dispara para alcançar o outro galo.

O galo velho faz um esforço danado para manter a vantagem, mas rapidamente está sendo alcançado pelo mais jovem.

No momento em que o mais velho ia ser alcançado pelo mais novo, o fazendeiro pega sua espingarda e atira sem piedade no galo jovem.

Guardando a arma, comenta com a mulher:

– Num tô intendendo, uai! Já é o quinto galo veado que a gente compra este mês!

Reflita :
Nunca subestime a sabedoria dos mais velhos.
Você já virou um galo velho? Então use sua inteligencia.

Texto : Autor Desconhecido

Foto   : Site Fazendas