Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Páginas

*Parábola : O Idiota que era experto e fazia os expertos de idiota

Conta-se que, em uma cidade do interior, um grupo de pessoas se divertia com um idiota que vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente eles o chamavam ao bar onde se reuniam oferecendo-lhe a escolha entre duas moedas: uma grande, de 400 réis, e outra menor, de 2.000 réis. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do bar, que não participava da brincadeira, chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos. Ele respondeu:

– Eu sei. Não sou tão tolo assim. Ela vale quatro vezes menos. Mas, no dia que eu escolher a outra moeda, a brincadeira acaba e eles não farão mais a brincadeira e não mais ganharei minha moeda.

Reflita :

As maioria das vezes o que se considera experto é o tolo, e o tolo é o verdadeiro experto.

Esta pequena narrativa nos ensina que:

1 - Quem parece idiota, nem sempre é;
2 - Se você for ganancioso, acabará desperdiçando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante e importante é a percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim o que realmente somos.

A sagacidade de um homem inteligente poderá fazê-lo parecer idiota diante de um homem idiota e presunçoso de ser inteligente.

Texto : Autor Desconhecido

Fonte : Internet
Foto   : Site Moedas Antigas